A maior pergunta que recebo de marcas que querem começar sua estratégia de comunicação é "Por onde começar?" Minha resposta sempre é a mesma: depende de onde vocês querem chegar. Já diria o Gato de Cheshire de Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas:
Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…
Essa é uma das, se não a, maior verdade sobre planejamento de qualquer tipo. A estratégia de comunicação de marca depende do objetivo que se quer alcançar, do público, da imagem. É imprescindível saber onde se quer chegar. Senão, sua comunicação se torna insossa, sem propósito e não dá resultados.
Planejamento estratégico
A diferença entre sonhos e planos é simples: sonhos são devaneios e desejos que podem ou não se tornar realidade. Planos são os passos do caminho que você trilhará até um objetivo - que pode um dia ter sido um dos seus sonhos.
Existem várias formas de realizar um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos da forma mais rápida e eficiente possível. O principal ponto que permeia todas essas técnicas de planejamento, é o detalhamento. É importante saber o básico: o que você quer alcançar e quando. O "como", que é a estratégia de negócio, geralmente vai ser desenhado em conjunto com vários departamentos.
Na comunicação, sua estratégia pode ou não passar por redes sociais, imprensa, comunicação interna, newsletters, relacionamento com influencers, etc. Nada é obrigatório, mas é necessário fazer a escolha da estratégia pensando onde o público que você quer atingir está, qual sua linguagem e quem são suas inspirações (no mínimo).
Você dificilmente vai convencer um jovem a comprar seu produto se falar com ele como se estivesse tentando falar com um avô ou avó.
Estudo de Mercado
Outro ponto importante, é estudar seus concorrentes para entender o que eles estão fazendo de comunicação e analisar se isso faz sentido e como você pode aplicar certas táticas à sua própria estratégia. Todo mundo gosta de inovação, mas quando as pessoas vão ao supermercado procurando água sanitária, elas não procuram na seção de congelados.
Sua estratégia precisa, sim, diferenciar sua marca da competição, mas não pode ser diferente a ponto de te tirar totalmente do radar do público. Seus clientes precisam te encontrar quando buscarem empresas da sua área. Afinal, voltando para a analogia do supermercado, se você estiver na seção de congelados e ver uma garrafa de água sanitária, aposto que vai achar estranho e passar batido. E nenhuma marca quer que seus potenciais consumidores passem batido por seus produtos.
Esses são alguns dos principais pontos que é preciso levar em conta para o design de estratégia de comunicação.
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Quer uma estratégia para chamar de sua? Entre em contato conosco através do email: comg@giovannalobato.com que te enviaremos uma proposta.
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